segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dica de preparação: motor 151



Preparação do Motor 151

Ao contrário do famoso motor 4.1 6 cilindros, para o qual há uma quase infinidade de preparações, os proprietários de opalas 4 cilindros encontram-se pouco confortáveis em termos de preparações. Tal fato se dá, ao contrário do que se tornou comum pensar, não por este motor responder mal a preparações, mas sim pois desde sempre este resistente motor sofreu a concorrência do seu irmão maior o qual por razões óbvias tem um potencial muito maior.Contudo é preciso que se esclareça desde o principio alguns detalhes. Primeiro: O motor 151 possui o mesmo projeto básico do 250. Podemos inclusive dizer com alguma simplificação que, exceto por algumas diferenças de relação curso x diâmetro, o motor 4cc não passa de um 6cc com dois cilindros a menos. Desta forma, praticamente todas as qualidades que o 6cc possui em termos de preparação, pode ser aplicada (guardadas as devidas proporções) ao motor 151.Segundo: Considera-se o motor 151 pequeno para um carro do porte do Opala. Definitivamente não é. O motor 6cc é que grande mesmo! O Opala baseia-se no Opel Rekord alemão, e este apesar de ser um carro de porte não muito compacto, é um carro leve. A maior motorização disponível para o Rekord era um 2.2 6cc de apenas 95hp. Contra os 4.1 usados nos Opalas que eram muito mais potentes e dispunham de muito mais torque. Vale ressaltar também que um Opala (em especial dos mais antigos) é um carro relativamente leve para o seu porte (acredite!), um SS6 com motor 250S dos anos 70 pesava em ordem de marcha pouco menos de 1.200kg, ou seja menos que um carro médio atual tal como um Astra 1.8!Terceiro: Considera-se o 151 um motor ultrapassado frente aos contemporâneos de cilindrada semelhante. Este terceiro tópico não deixa de ser uma verdade, mas não tão taxativa assim.

Vamos exemplificar. Um motor 151 a gasolina possui potência da ordem de 84hp a 4400 RPM(com carburador simples). O mesmo motor em sua versão a álcool possui potencia de 92hp a 4000 RPM (com carburador duplo). Notaram a diferença no regime de potência máxima? Pois bem, isto se deve ao seguinte fato, como sabemos a nossa legislação prevê tributação maior a carros com potência superior aos 99hp, sabemos também que Opalas 4cc foram largamente utilizados pelo poder publico, para este fim a GM com a intenção de diminuir o preço final destes carros, optou por utilizar um comando bem mais fraco na versão a álcool. O comando de válvulas utilizado neste motor é o mesmo utilizado nos antigos 153, comando que privilegia o torque, em detrimento da potencia em altas rotações. É por esta razão que um motor a gasolina, mesmo tendo carburação simples (contra a dupla usado no álcool) possui um regime de potencia máxima 400 giros superior ao da versão a álcool. O fato é que se o mesmo comando fosse utilizado nos dois carros, a versão a álcool teria então cerca de 101hp e conseqüentemente seria mais cara ao consumidor, em especial ao Estado.Notem então que esta potência de 101hp aproxima-se bastante da potência de um motor AP 2000 a álcool carburado, cerca de 108hp.


Levando-se em conta o fato de que a taxa de compressão do motor do Opala é inferior ao AP, e também o fato de que o AP é até hoje um referencial em termos de motores aptos a preparação, já dá para perceber que o singelo 151 não é uma ovelha tão mansa quanto podemos imaginar. Isto pois estamos comparando primeiro um motor tido como imprestável a preparação, com outro tido como exemplar. O desnível de potência do 151 a gasolina (84hp) para o AP 2000 a gasolina (102hp) diz mais respeito ao fato de que o 151 a gasolina utiliza carburação simples e taxa bem inferior ao AP, do que propriamente ao fato de que o 151 é pouco potente.Pois bem, chegamos na parte interessante da historia. Estando demonstrado que o 151 é uma base interessante a preparações, peço atenção para uma preparação bastante interessante sob o angulo do custo/beneficio. Para ela, vamos utilizar aquele simpático motorzinho 151 a álcool que você tem mantido quietinho por todos estes anos sob o capô do seu Opalão. Este motor como já foi dito, possui uma razoável cilindrada para o porte do carro. Em termos gerais um Opala 4cc coupe (mesmo dos mais modernos) não pesa mais de 1.200kg. Contudo é um motor que peca por uma taxa de compressão excessivamente baixa para os padrões do combustível atual.

Basicamente deveremos aumentar esta taxa, dos módicos 10,5:1 do motor original para mais saudáveis 13,0:1. Como você consegue isto? Simples, retire o cabeçote do motor do seu carro e leve a uma retifica para retirar cerca de 1,5mm dele. A taxa de compressão obtida está longe de ser agressiva demais para o resistente motor do Opala.A carburação utilizada pode ser a H34 original dos 151 a álcool, contudo minha preferência recai sobre os DFV/Weber 446 utilizados nos motores 151S (os quais tinham como única diferença para o 151 comum o uso do referido carburador). Porem, obviamente deverão ser 446s próprios para álcool (como os usados nos Dodges V8 a álcool), carburadores bastante raros por sinal.Estando estabelecido o padrão de taxa, assim como a carburação, vamos para a questão chave em qualquer preparação aspirada. Qual o comando de válvulas a ser utilizado... Faço duas propostas distintas, para uso e comportamentos distintos do carro.A primeira opção seria utilizar no motor, o mesmo comando utilizado na versão a gasolina (mais forte como foi dito). Sem necessitar da utilização de coletores de escape dimensionados. A configuração original já dá conta do recado (ainda que um pouco restritiva), visto que a curva de potência do motor não deverá ser muito alterada em relação ao original.Este motor apresentaria basicamente um comportamento semelhante ao original, contudo debitando uma potência bem superior. Nesta versão a potência alcançada seria da ordem de 130hp ABNT. Obtidos em especial devido ao uso de uma taxa de compressão decente, assim como de um comando mais esperto do que o lerdo comando original. Num Opala coupe da década de 80 esta potência garantiria, em valores aproximados, uma velocidade final um pouco inferior aos 190km/h reais. A aceleração de 0-100 poderia ser feita em cerca de 10s4. Obviamente num motor moderadamente bem regulado e em perfeitas condições de funcionamento. Vejam que já garantiria um desempenho bem atual e num carro aparentemente original.A Segunda opção, mais apimentada, exigiria de preferência a 446 e necessariamente o escape 4x2. Neste caso o comando a ser utilizado deverá ser um de 292 graus, levante ao gosto do freguês, assim como lob center entre 107 e 109 graus. Características a escolha do dono do carro, mas que não alterariam significativamente nem a potencia nem o desempenho em si do carro.Um motor como estes renderia cerca de 154hp ABNT. Naquele mesmo Opala do exemplo anterior, o desempenho aproximado seria o seguinte: Velocidade final na base dos 200km/h reais e 0-100 em cerca de 9s1. Seria um motor visivelmente preparado, porem muito longe ainda do limite de preparação. Obviamente apto para o uso em ruas.Há uma ressalva a ser feita, em alguns carros com defeitos no sistema de refrigeração, pode ocorrer do motor esquentar um pouco mais que o esperado.

Porem calma... Não é de se esperar nada alarmante. Na pior das hipóteses o uso de uma ventoinha elétrica auxiliar na frente do radiador, como aquelas genéricas usadas em carros com ar condicionado, já dá conta do recado.Por fim, vejam que não é preciso muita coisa para que um 4cc ande mais que um 6cc. É preciso basicamente que nós opaleiros entendamos que nossos carros têm um grande potencial de desempenho, porem são MUITO amordaçados quando originais. Espero que estas receitas garantam muitas alegrias e emoções aos amigos, sempre lembrando que não custa muito ser um pouco responsável. Abraços a todos!

Texto de: João Paulo Simões

10 comentários:

Elifas disse...

Cara...curti muito a dica...PRincipalmente pra nos que temos motores de 4cc somos muitos discriminados...acho que vai levantar o ânimo de muito opaleiro com seus 4cc...estou loko pra ja ir fazendo a mudança ^^ !
Viva los opalas!!

Edgar disse...

gostaria de saber se essa mudança pode ser feita nos motores a gasolina??

Denishark disse...

Boa noite Cristian...

Estou com o meu 4cc desmontado e to com algumas duvidas sobre a preparação, gostaria que me ajudasse...

A principio... o plano inicial é atualizar TODA a eletrônica do motor, vou usar uma Megasquirt V3, roda fônica 60-2, bobina indepentente por cilindro e injeção semi-sequencial...essa eletrônica toda eu ja tenho la, só to tendo um pouco de trabalho com o coletor de adimissão q to fazendo do zero...

Quanto a mecânica, meu motor é um 151 a gasolina, com akela taxa de 7,5:1, o plano inicial era usar o virabrequim do 153, bielas e pistões originais (porém com a cabeça rebaixada)... e um upgrade pra um comando 276..282, pra ficar um carro bom de andar na rua...

Num fórum eu vi q com esse vira, o pistão sai 2mm pra fora do bloco, o q eu teria q tirar, se eu deixar o pistão rente ao bloco, não rebaixar o cabeçote, qual o levante máximo q eu poderia usar no comando sem bater no pistão ??? Esse comando q eu to querendo usar ta "dentro" do esperado pra uma preparação dessas ?

Agradeço qualquer ajuda.

Dênis

ulisses. disse...

A velha e errada abreviatura de cilindros.CC. significa centimetros cubicos e não cilindros.Se uma mobilete tem 50 cc.,como pode um opala ter 4 ou 6cc.? Abreviatura de cilindros é cil.ou apenas c.

Anônimo disse...

Gostei da dica mas como fasso esta preparação no 151 a gasolina tenho um opala ss 4cc ele ja é bem esperto e como fasso para saber se o motor e 153 ou 151. obrigado
RAFAEL TIMPONI DIAS

Anônimo disse...

OPA AMIGO NA SUA OPINIAO QUAL CARBURADOR DEVO USAR PARA MEU CARRO DE FRITAO 4C SOLEX OU WEBER DESDE JA OBRIGADO !

Ricardo disse...

Ola Amigo tenho um chevette de manobras com motor de 151 estou usando um H34 ha pouco tempo retirei peso do volante to motor, estou precisando aumentar o giro do motor que comando vc me recomendaria??
abraço

Priorzão disse...

Ulisses, a abreviatura de 6cc ou 4cc, queri dizer Canecos e não cilindros. kkkkkkk

Anônimo disse...

o se é burro mesmo ein, cc é cilindradas cubicas vai ser burro la numm sei aonde em,nao existe a palavra canecos em questoes de potencia

Anônimo disse...

Os autores da discussão dos "cilindro" e "cc" no mínimo focam tanto nisso pq é o máximo q entendem de motores... quem é opaleiro não precisa discutir isso... pq entre os opaleiros a gente se entende.

Vão regular esses carburadores velhos ai e parem de encher o saco.