terça-feira, 28 de outubro de 2008

Mais uma história Opalística, Jhonny R.

Dessa vez vamos contar a história do Opala do nosso amigo Jhonny, de Jaraguá do Sul, não não, não é mais um triste fim de um Opala mas sim uma nova vida que o Opala Especial, Ano 1974, 2 Portas está ganhando.

"Depois de meses de procura por um Opala que me agradasse, depois de ver desde Opala 1970 até Diplomatas 1992, encontrei esse Opala Especial ano 1974, motor 4 cilindros, primeiro ano que saiu com o motor 151........Foi assim:
Certa noite meu tio ligou para falar com meu pai e perguntou se eu já tinha comprado o Opala, e me contou desse Opala azul, que estava em um rancho de um sitio vizinho ao dele, lugar afastado da cidade, um “fim de mundo”...disse que o carro estava em uma situação péssima, mais mesmo assim no dia seguinte meu pai e eu fomos ver, chegando lá o Opala estava cheio de merda de pato, dentro de um rancho....e realmente estava em péssima situação, o senhor que me vendeu disse que pegou o carro de um rapaz que estava morando de aluguel em sua casa e ficou devendo alguns meses, ele nos contou que o cara era bandido, ia com a família nos supermercados e lojas e comprava coisas com cheque sem fundo até encher o carro, roubava coisas pela vizinhança e estava sempre fugindo, inclusive a bateria que estava no Opala quando ele o pegou era roubada do carro de um vizinho, e ele teve que devolver.
Trouxemos o carro pra casa de guincho, pelo caminho eu ia olhando a cara das pessoas quando passamos com ele pelo meio do centro da cidade e ia ficando cada vez mais feliz, uns com aquela cara de “Nossa esse carro é do meu tempo.....muito bonito” e outros com cara de quem pensou: “quem será que é o louco que comprou isso ai!?”.
Logo que chegamos em casa, eu o lavei e comecei a desmontar seu interior.....o motor não funcionou, pois a bateria que colocamos estava fraca, colocamos a bateria do carro do meu pai e tentamos de tudo, não pegava, o motor de arranque estava com problemas, mandamos arrumar mais não tentamos mais ligá-lo, pois poderia acarretar em problemas maiores, pois a parte elétrica estava muito comprometida, e seria necessária uma revisão na mecânica antes.
O carro foi todo desmontado por mim mesmo, e pelo mecânico de minha confiança, que foi quem tirou o motor, a caixa, carda, diferencial e suspensão, levamos o Opala a um latoeiro com o preço e a qualidade que procurávamos, o carro foi pra lá apenas com o necessário para ser guinchado, as peças restantes ficaram comigo e já foram concertadas, revisadas, pintadas, e lubrificadas e no momento estão todas guardadas esperando o dia do retorno do Opala para serem re-colocadas.
O mais engraçado é que compramos esse carro por teimosia do meu pai, ele não queria que eu comprasse Opala de jeito nenhum, mais como dizem, “não pode com ele, junte-se a ele.”, foi o que ele fez, procuramos Opalas de todo tipo, um melhor que o outro, e meu pai quis comprar logo o pior que achamos, pois sairia mais barato e ele achava que com o trabalho e custo que eu teria pra restaurar eu iria desistir dos Opalas, daí ele venderia o Opala pro ferro velho e ficaria no zero a zero, engano dele, gastei todo o dinheiro que me restou da venda do meu primeiro carro, um Gol 1990, em peças pro Opala, e continuo me dedicando tanto, invisto tanto tempo e dinheiro que meu pai já chegou ao ponto de me oferecer um carro novo pra eu desistir desse Opala, mais sou Opaleiro e não desisto nunca.
Por isso sempre digo: “Se arrependimento matasse hoje eu seria órfão de pai e mãe.”

Como conheci e comecei a gostar de Opalas

Ainda quando moleque, comecei a curtir musica, ficava um tempão ouvindo um cd da Legião Urbana, gostava muito da musica “Dezesseis”, pois falava de um “Jhony do Opala Azul metálico”...
Resumindo.....pedi pro meu pai que carro era o tal do Opala que ele falava na musica, e um dia por acaso ele apontou pro Diplomata de um vizinho (pai do meu atual mecânico) que estava saindo da garagem e disse: “Esse ai é o Opala....”. Na hora eu já disse: “Eu quero um Opala azul metálico quando eu crescer!” ele e minha mãe deram risada e disseram pra comprar um posto de gasolina junto...
Passou muito tempo e eu sempre falando que queria um Opala Azul.....e eles continuaram rindo.....
Um dia indo para a praia com o Santana 1.8 a gasolina, comprado 0km pelo meu pai, estávamos a uns 160km/h e do nada apareceu um Opala, acho que um 87 ou 88, colou na traseira, deu sinal e abriu pra ultrapassar, meu pai puto da vida acelerou no fundo, e mesmo assim o Opala nos passou e simplesmente e sumiu na nossa frente, meu pai louco de raiva xingando: “essas merda de Opala, deve ser dono de posto...etc” e eu no banco de trás me rachando de rir e dizendo: “isso que é motor! Eu quero um desses quando eu puder dirigir!” quando o Opala passou ao nosso lado não pude deixar de reparar no emblema 4.1 na traseira dele......
Esse foi um marco importante para os Opalas se tornarem parte integrante da minha vida, comecei a pesquisar, procurar entender um pouco sobre ele, com 16 anos e trabalhando resolvi comprar meu primeiro carro, eu queria um Opala, mais meu pai não deixou, disse que seu eu quisesse Opala que eu fizesse 18 anos e comprasse com o meu dinheiro, pois esse primeiro carro seria pago a vista por ele e eu pagaria em parcelas o valor a ele.
Dito e feito, eu sai à procura de um carro, acabamos fazendo negocio com um Gol 1990, 1.6 CHT......fiquei com ele até os 18 anos, um mês depois de completar 18 anos comprei o Opala ainda caindo aos pedaços e vendi o Gol que tinha deixado praticamente zerado de tão bem cuidado.......mas não me arrependo nem um pouco de ter o feito, esse é meu primeiro Opala, e se Deus quiser não será o ultimo e nem o único."

“Se você não tem capacidade de realizar seus sonhos não critique o fato de eu querer realizar os meus!” (Jhony R.)

Vão as fotos do processo de restauração:






No guincho, no dia da compra




Oque servia para necessidades de patos, agora terá um novo destino


Com uma grade dos modelos mais novos muito bem (mal) adaptada



Após um bom banho, já melhorava


Realmente o interior não era dos melhores


Os quarto cilíndros que no futuro receberiam um "trato".


Já sem a mecánica, preparando para a funilaria

Desmontado, já no latoeiro.

Motor retirado e lavado.


Motor já pintado.



















Peças, as que não são novas foram devidamente restauradas.


Concerteza quando estiver pronto teremos esse belo exemplar como opala do mês aqui em nosso blog.


Por Christian Anton

8 comentários:

Anônimo disse...

Ótima matéria!

Marcelo Lara. disse...

esse opala vai fica o Bixo!!!
potencial ele tem! o Jhony ta fazendo um otimo trabalho.

julio trovo disse...

manda vê cara!!!!

Anônimo disse...

Em breve será o meu que entrará neste processo

Christian Anton disse...

Opa, André, concerteza publicaremos ele aqui.

Anônimo disse...

Sensacional !!!

iris disse...

eu acho o maximo quando toco no assunto opala me arrepio DEMETRIUS

Matheus QUINTELLA disse...

Top