sábado, 18 de outubro de 2008

As diferenças entre os modelos-linha do tempo

Oque normalmente ocorre entre os opaleiros são dúvidas em relações a detalhes e modelos, então para esclarecer um pouco vão aí as diferenças entre os modelos, de 1969 á 92

linha 69-70

-Tinha grades "finas" e com um emblema "chevrolet" no lado esquerdo;
-Possuia calotas diferenciadas dos modelos mais novos;
-Apenas na versão 4 portas.
-O bow tie vinha acima na grande, era um emblema verde, com a gravatinha dourada dentro;
-A versão standart vinha sem o rádio e relógio eletrônico, já a versão de luxo vinha com esses itens;
-O emblema 3800 e 2500 ficava no pára-lama esquerdo e o "Opala" ficava quase junto a lanterna traseira, no lado esquerdo também;
-A versão 2500 tinha potência bruta de 80 cv a 4500 rpm, chegava aos 165,7 km/h e acelerava de 0-100 em 13,3s
-A versão de 6 cilíndros 3800 tinha uma potência bruta de 125 cv, chegava a 182,6 km/h e acelerava de 0-100 em 11,9s



Linha 71-74

Ocorrem muitas inovações nesses modelos, o Opala ganhava a versão Coupé, SS e Gran luxo

-O SS tinha grandes diferencianis como: rodas esportivas de aro 14, volante em madeira com 3 raios e "SS" escrito no botão da buzina,conta-giros no painel, relógio elétrico no console, cambio com 4 marchas no assoalho, desembaçador nos pára-brisas,diferencial auto blocante, bancos individuais e opção de ar-condicionado e rádio.
-Disponível em 71 apenas na versão 4 portas e a partir de 72 apenas na versão Coupé











-O gran-luxo tambem vinha com a opção do rádio e ar-condicionado
-Tinha uma grade diferenciada com o bow-tie em um emblema vermelho,
-Tinha um embema "Gran luxo" nos pára-lamas.









Nessa linha ainda tínhamos o modelos "Especial", que era a opção standart da linha.


Linha 74-80

Ocorre a primeira reestilização do Opala e o motor 4 cilíndros vinha com 90cv.

Entre as mudanças estéticas oque mais chama a atenção são:

-Capô com víncos acentuados;
-Nova grade;
-Lanternas traseiras redondas duplas.

É nesse ano que surge a luxuosa versão Camodoro e a Caravan, o Comodoro contava com ítens como: ar-condicionado, cambio automático e direção hidráulica, e a Caravan contava com um porta-malas de 380 lítros










A linha Opala/Carava ainda contava com a linha "De luxo" que era a versão standart da época.




Em 1976 o Cupé ganha a versão 250-S com um carburador de corpo duplo e ainda nessa época é introduzido o câmbio overdrive, que contava com uma 4ª marcha mais longa diminuindo o consumo e combustível.

Em 1976 tambem o comodoro ganha a versão 4 cilíndros, em contra partida os ítens antes oferecidos de série são opcionais.

Em 78 a Caravan ganha a versão SS, que contava com faróis auxiliares, retrovisores esportivos da cor do veículo e as famosas faixas pretas.


Linha 80-84

Ocorre a 3ª estilização do Opala, surgem as lanternas quadradas e a mais nova sensação, o "Diplomata" que trazia direção hidráulica, ar-condicionado e interior em courvin de série, a Caravan era vendida apenas na versão comodoro.

















Em 1980 o SS sai de linha, nesse ultimo modelo trazia faixas laterais pretas e pára-choque na cor do veículo.


Até 1982 o Opala ainda tinha o interior igual á antiga versão e apartir de 82 trazia um interior diferenciado, mais moderno.

1982 também fica marcado pela entrada do cámbio 5 marchas para o 4cc e pela série silverstar que contava com cores exclusicas, azul e verde metálicos para o acabamento interno.

Linha 1985-87

Surge a Caravan Diplomata, com farois auxiliares e as lanternas traseiras que antes eram em duas cores passam a ser 3 cores, o Comodoro não recebe essas lanternas auxiliares mas ganha nova grade e um visual mais "limpo"











Surge tambem o 6 cilíndros alcool, novas maçanetas, rodas diferenciadas para cada modelo, volante e painel com poucas mudanças e bancos mais confortáveis.


Em 1985 tambem surge como opcional a pintura saia e blusa (dois tons) e retrovisores mais modernos.


Linha 1988-90

O Opala dá adeus a versão Coupé e surgem novos faróis com formato trapezoidal, volantes de três raios e direção escamotável.











As lanternas trazeiras também sofre mudanças e entre as lanternas traseiras temos uma extenção.

Uma curiosidade tambem foi os motores 250-S que foi disponibilizado apenas sob encomenda, era um modelo almão diferente das versões anteriores.

Linha 1991-92

O mito sai de linha, mas ainda teve fôlego para inovações, com pára-choques envolventes, novo volante e câmbio 5 marchas para a versão de 6 cilíndros.









Antes de sair de linha o Diplomata ganha a versão Collectors,foram 100 unidades nas cores azul milos vermelho ciprius e preto menphis acompanhava uma fita de video uma revista com a historia do opala e uma pasta em couro na qual vinha uma relogio caneta chaveiro e uma carta de apresentação do veiculo
o documento assinado por Richars Wagooner e André Beer presidente e vice presidente da gm do brasil


O Opala saía do mercado com 1.000.000 de unidades fabricadas...


Por: Christian Anton
0paladiplomata@bol.com.br

10 comentários:

Cléber disse...

Legal.
Só lembrando: a série "Collectors" não representa os últimos Opalas. Ela foi lançada meio que ao mesmo tempo que eles saíam de linha, mas não são necessariamente os últimos a serem produzidos.

Abraço!

Anônimo disse...

Devem voltar a fabricar o opala porque foi um carro que atendeu a população e não saiu de moda e cada vez mais tem opaleiros no mundo

Anônimo disse...

Porque pararam de fabricar o opala a volta deles seriam ótimas desde o 69 ao último modelo

Anônimo disse...

meu pai me explicou que pararam de fabricar opalas porque eles não quebravam...

Anônimo disse...

pararam de fabricar o opala e entraram com o omega.

Anônimo disse...

JÁ VI DOIS DIPLOMATAS ANO 78 MODELO 79, UM NO SALÃO DO AUTOMÓVEL EM SÃO PAULO E OUTRO NO RIO UM AZUL E O NOME DIPLOMATA FICAVA ONDE FICA O EMBLEMA CHEVROLET PORÉM COM LETRAS DOS ANOS 80 E O INTERIOR TAMBÉM.

Anônimo disse...

ola estou com uma duvida,vi um anuncio de um opala 91,ultimo modelo,mas com motor 4cc,eh original de fabrica ?? os modelos 91 e 92 nao sairam só com motor 6cc ??

Felipe disse...

Seria ótimo (e trabalhoso) um post sobre as diferenças do interior do opala, por ano e modelos. Vejo muitos Opalas e cada um parece ter uma forração diferente do outro mesmo entre aqueles do mesmo ano, seja a costura, o friso, o design etc.

Unknown disse...

Deveriam fazer modelo retro do opala mas nao como fizeram cm fusca e seu New Beett de mau gosto, quem gosta dê designie antigo aceitaria tecnologia embutida e conforto ai sim vai da certo uma boa aposta montadoras.

Unknown disse...

No artigo fala que a caravan ss foi lançada em 78,mas eu já vi uma ss de chassis ano 76.