linha 69-70
-Tinha grades "finas" e com um emblema "chevrolet" no lado esquerdo;
-Possuia calotas diferenciadas dos modelos mais novos;
-Apenas na versão 4 portas.
-O bow tie vinha acima na grande, era um emblema verde, com a gravatinha dourada dentro;
-A versão standart vinha sem o rádio e relógio eletrônico, já a versão de luxo vinha com esses itens;
-O emblema 3800 e 2500 ficava no pára-lama esquerdo e o "Opala" ficava quase junto a lanterna traseira, no lado esquerdo também;
-A versão 2500 tinha potência bruta de 80 cv a 4500 rpm, chegava aos 165,7 km/h e acelerava de 0-100 em 13,3s
-A versão de 6 cilíndros 3800 tinha uma potência bruta de 125 cv, chegava a 182,6 km/h e acelerava de 0-100 em 11,9s
Linha 71-74
Ocorrem muitas inovações nesses modelos, o Opala ganhava a versão Coupé, SS e Gran luxo
-O SS tinha grandes diferencianis como: rodas esportivas de aro 14, volante em madeira com 3 raios e "SS" escrito no botão da buzina,conta-giros no painel, relógio elétrico no console, cambio com 4 marchas no assoalho, desembaçador nos pára-brisas,diferencial auto blocante, bancos individuais e opção de ar-condicionado e rádio.
-Disponível em 71 apenas na versão 4 portas e a partir de 72 apenas na versão Coupé
-O gran-luxo tambem vinha com a opção do rádio e ar-condicionado
-Tinha uma grade diferenciada com o bow-tie em um emblema vermelho,
-Tinha um embema "Gran luxo" nos pára-lamas.
Nessa linha ainda tínhamos o modelos "Especial", que era a opção standart da linha.
Linha 74-80
Ocorre a primeira reestilização do Opala e o motor 4 cilíndros vinha com 90cv.
Entre as mudanças estéticas oque mais chama a atenção são:
-Capô com víncos acentuados;
-Nova grade;
-Lanternas traseiras redondas duplas.
É nesse ano que surge a luxuosa versão Camodoro e a Caravan, o Comodoro contava com ítens como: ar-condicionado, cambio automático e direção hidráulica, e a Caravan contava com um porta-malas de 380 lítros
A linha Opala/Carava ainda contava com a linha "De luxo" que era a versão standart da época.
Em 1976 o Cupé ganha a versão 250-S com um carburador de corpo duplo e ainda nessa época é introduzido o câmbio overdrive, que contava com uma 4ª marcha mais longa diminuindo o consumo e combustível.
Em 1976 tambem o comodoro ganha a versão 4 cilíndros, em contra partida os ítens antes oferecidos de série são opcionais.
Em 78 a Caravan ganha a versão SS, que contava com faróis auxiliares, retrovisores esportivos da cor do veículo e as famosas faixas pretas.
Linha 80-84
Ocorre a 3ª estilização do Opala, surgem as lanternas quadradas e a mais nova sensação, o "Diplomata" que trazia direção hidráulica, ar-condicionado e interior em courvin de série, a Caravan era vendida apenas na versão comodoro.
Em 1980 o SS sai de linha, nesse ultimo modelo trazia faixas laterais pretas e pára-choque na cor do veículo.
Até 1982 o Opala ainda tinha o interior igual á antiga versão e apartir de 82 trazia um interior diferenciado, mais moderno.
1982 também fica marcado pela entrada do cámbio 5 marchas para o 4cc e pela série silverstar que contava com cores exclusicas, azul e verde metálicos para o acabamento interno.
Linha 1985-87
Surge a Caravan Diplomata, com farois auxiliares e as lanternas traseiras que antes eram em duas cores passam a ser 3 cores, o Comodoro não recebe essas lanternas auxiliares mas ganha nova grade e um visual mais "limpo"
Surge tambem o 6 cilíndros alcool, novas maçanetas, rodas diferenciadas para cada modelo, volante e painel com poucas mudanças e bancos mais confortáveis.
Em 1985 tambem surge como opcional a pintura saia e blusa (dois tons) e retrovisores mais modernos.
Linha 1988-90
O Opala dá adeus a versão Coupé e surgem novos faróis com formato trapezoidal, volantes de três raios e direção escamotável.
As lanternas trazeiras também sofre mudanças e entre as lanternas traseiras temos uma extenção.
Uma curiosidade tambem foi os motores 250-S que foi disponibilizado apenas sob encomenda, era um modelo almão diferente das versões anteriores.
Linha 1991-92
O mito sai de linha, mas ainda teve fôlego para inovações, com pára-choques envolventes, novo volante e câmbio 5 marchas para a versão de 6 cilíndros.
10 comentários:
Legal.
Só lembrando: a série "Collectors" não representa os últimos Opalas. Ela foi lançada meio que ao mesmo tempo que eles saíam de linha, mas não são necessariamente os últimos a serem produzidos.
Abraço!
Devem voltar a fabricar o opala porque foi um carro que atendeu a população e não saiu de moda e cada vez mais tem opaleiros no mundo
Porque pararam de fabricar o opala a volta deles seriam ótimas desde o 69 ao último modelo
meu pai me explicou que pararam de fabricar opalas porque eles não quebravam...
pararam de fabricar o opala e entraram com o omega.
JÁ VI DOIS DIPLOMATAS ANO 78 MODELO 79, UM NO SALÃO DO AUTOMÓVEL EM SÃO PAULO E OUTRO NO RIO UM AZUL E O NOME DIPLOMATA FICAVA ONDE FICA O EMBLEMA CHEVROLET PORÉM COM LETRAS DOS ANOS 80 E O INTERIOR TAMBÉM.
ola estou com uma duvida,vi um anuncio de um opala 91,ultimo modelo,mas com motor 4cc,eh original de fabrica ?? os modelos 91 e 92 nao sairam só com motor 6cc ??
Seria ótimo (e trabalhoso) um post sobre as diferenças do interior do opala, por ano e modelos. Vejo muitos Opalas e cada um parece ter uma forração diferente do outro mesmo entre aqueles do mesmo ano, seja a costura, o friso, o design etc.
Deveriam fazer modelo retro do opala mas nao como fizeram cm fusca e seu New Beett de mau gosto, quem gosta dê designie antigo aceitaria tecnologia embutida e conforto ai sim vai da certo uma boa aposta montadoras.
No artigo fala que a caravan ss foi lançada em 78,mas eu já vi uma ss de chassis ano 76.
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