(A) Inicialmente, confirmar que a borboleta do afogador (2) fecha totalmente.
(B) A regulagem do afogador deverá ser feita após a montagem do conjunto completo do afogador automático
(C) Aplicar no tubo de ligação "A" uma depressão de 40 cmHG.
(D) Com o pino (5) encostado na haste na direção da seta, a borboleta do afogador deverá abrir-se permitindo a passagem dos calibradores (pinos cilíndricos) na abertura "a".
Caso isso não ocorra, regule no parafuso (3).
(B) A regulagem do afogador deverá ser feita após a montagem do conjunto completo do afogador automático
(C) Aplicar no tubo de ligação "A" uma depressão de 40 cmHG.
(D) Com o pino (5) encostado na haste na direção da seta, a borboleta do afogador deverá abrir-se permitindo a passagem dos calibradores (pinos cilíndricos) na abertura "a".
Caso isso não ocorra, regule no parafuso (3).
REGULAGEM DA ABERTURA PNEUMÁTICA DA BORBOLETA DO AFOGADORAPÓS PARTIDA (EXCETO CARBURADORES 2E7/3E)
As figuras abaixo indicam a posição em que deve ser colocado o pino cilíndrico da regulagem da abertura do afogador.
GRAVAÇÕES COM FINAIS "2" e "7" EM CALIBRADORES
Os gicleurs ou calibradores Brosol têm medidas que são espaçadas sempre de 2,5 em 2,5.
REGULAGEM DAS ABERTURAS DA BORBOLETA DO AFOGADOR APÓS PARTIDA NOS CARBURADORES 2E7/3E
Os gicleurs ou calibradores Brosol têm medidas que são espaçadas sempre de 2,5 em 2,5.
REGULAGEM DAS ABERTURAS DA BORBOLETA DO AFOGADOR APÓS PARTIDA NOS CARBURADORES 2E7/3E
- Abertura ou posicionamento pneumático
(A) Acionar a alavanca do afogador (1) de modo que a borboleta (2) fique fechada (Fig I).
(B) Girar o parafuso com pino excêntrico (5) de modo que o pino fique para baixo (Fig. II).
(C) Aplicar no tubo de ligação "A" uma depressão de 40 cmHG. A borboleta do afogador deverá abrir-se, permitindo a passagem dos calibradores (pinos cilíndricos) na abertura "a1" (Fig. I); caso a abertura não ocorra, regule no parafuso (3) conforme tabela.
- Abertura ou posicionamento mecânico
(D) Acionar a alavanca do afogador (1) de modo que a trava deslizante (6) da alavanca de acelerador fique situada no seu rebaixo (Fig II). Na alavanca que não houver rebaixo, após acioná-la totalmente, retorne 9mm.
(E) Aplicar no tubo de ligação "A" uma depressão de 40 cmHG. A borboleta do afogador deverá abrir-se, permitindo a passagem dos calibradores (pinos cilíndricos) na abertura "a" (Fig. II); caso a abertura não ocorra, regule no parafuso (5) conforme tabela.
- Abertura ou posicionamento pneumático
(A) Acionar a alavanca do afogador (1) de modo que a trava deslizante do acelerador (6) fique situada no seu rebaixo (Fig. II). Na alavanca que não houver rebaixo, após acioná-la totalmente, retorne a mesma 9mm.
(B) Girar o parafuso com pino excêntrico (5) de modo que o pino fique para baixo (Fig. II).
(C) Aplicar no tubo de ligação "A" uma depressão de 40 cmHG. A borboleta do afogador deverá abrir-se, permitindo a passagem dos calibradores (pinos cilíndricos) na abertura "a" (Fig. II); caso a abertura não ocorra, regule no parafuso (3) conforme tabela.
- Abertura ou posicionamento mecânico
(D) Acionar a alavanca do afogador (1) totalmente de modo que a borboleta (2) fique fechada (Fig I).
(E) Aplicar no tubo de ligação "A" uma depressão de 40 cmHG. A borboleta do afogador deverá abrir-se, permitindo a passagem dos calibradores (pinos cilíndricos) na abertura "a1" (Fig. I); caso a abertura não ocorra, regule no parafuso (5) conforme tabela.
(F) Verifique que após a regulagem, o pino excêntrico do parafuso (5) fique próximo à posição demonstrada pela figura I.
REGULAGEM DO CURSO MORTO DA BOMBA DE ACELERAÇÃO NOS CARBURADORES BROSOL H-35-ALFA-1
Os carburadores em questão devem apresentar no início da abertura da borboleta do acelerador um ligeiro curso morto proposital. Objetivo disso é otimizar a dirigibilidade do veículo nas pequenas aberturas de borboleta.
Para regular de forma correta o mecanismo da bomba de aceleração, proporcionando o curso morto adequado, siga as instruções abaixo:
v Carburador 60.505
1- Com a abertura fixa regulada, abra a borboleta do acelerador até existir uma folga de
5,0 ± 0,1 mm entre o parafuso de regulagem e o seu batente (fig.1).
2- Posicione o pino da alavanca de acionamento existente na tampa da bomba de aceleração de forma que fique no início da rampa do came plástico no eixo da borboleta aceleradora (fig. 2).
3- Finalmente, aperte a porca de fixação travando o pino nesta posição.
v Carburador 160.521
1- Encoste o parafuso de regulagem de rotação de marcha lenta no batente e faça toda a operação descrita acima, usando 3,5 ± 0,1 mm de folga entre o parafuso e seu batente.
AMORTECEDOR DE FECHAMENTO DA BORBOLETA- DASH-POT
O Governo Federal, visando proteger o meio ambiente, criou, através da CETESB, o PROCONVE (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores).
O PROCONVE estabelece limites de emissão dos gases de escape que são nocivos à saúde: CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e NOx (óxido de nitrogênio).
Para enquadrar-se nos limites estabelecidos, a Indústria Automobilística precisou acrescentar em seus motores alguns dispositivos anti-poluentes.
Entre esses dispositivos, foi desenvolvido o amortecedor pneumático (DASH-POT), que tem como finalidade retardar o fechamento da borboleta do acelerador do carburador em alguns segundos, proporcionando, assim, redução de HC (hidrocarbonetos) em até 20%.
Para que esse dispositivo cumpra sua função, precisa estar corretamente regulado, conforme instruções abaixo:
1- Solte a porca-trava e em seguida gire o Dash-pot até afastá-lo da alavanca de comando.
2- Certifique-se que o cabo do acelerador está corretamente regulado. Verifique se a alavanca do acelerador está dando batente no parafuso de regulagem da abertura da borboleta.
3- Regule a marcha lenta, conforme especificações do fabricante (lacre o parafuso de mistura).
4- Gire o dash-pot até encostá-lo na alavanca de comando, dando, em seguida, o número de voltas especificado em nossa tabela.
- OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
O dash-pot devidamente regulado, poderá causar ao usuário, em certas condições, uma sensação de que o acelerador está enroscando, portanto, conscientize-o a adaptar-se a essa nova condição de dirigir, pois estará contribuindo para a melhoria do ar que respiramos.
AJUSTE DO ALVO DO JATO
Segue abaixo onde o tubo injetor deverá direcionar o jato de combustível injetado
nos carburadores.
:: Discriminação dos componentes
1- Carburadores com 2 válvulas eletromagnéticas de 2 vias
2- Carburadores com 1 válvula eletromagnética de 2 vias (ar condicionado) e com 1 válvula mecânica de 2 vias (retardo de abertura do 2o corpo)
3- Carburadores com 1 válvula eletromagnética de 3 vias (ar condicionado) e uma válvula mecânica de 2 vias (retardo de abertura do 2o corpo)
4- Carburadores com 1 válvula eletromagnética de 2 vias (retardo de abertura do 2o corpo)
5- Carburadores com 1 válvula mecânica de 2 vias (retardo de abertura do 2o corpo)
6- Carburadores com 1 válvula mecânica de 2 vias (retardo de abertura do 2o corpo)
7- Carburadores com válvula eletromagnética de 3 vias (ar condicionado)
8- Dispositivo pneumático para a abertura do 2o corpo (carburadores gasolina)
9- Ligações comuns a todos os carburadores
:: Esquemas para montagem de mangueiras dos carburadores
Por: Christian Anton
Fonte: Opala.com
3 comentários:
caro colega, gostaria de saber qual é o carburador original montado no opala comodoro sle 4.1 91/92, alcool c/ ar cond. se possível a numeração do carburador, pois o meu esta montado com um brosol pierburg 52.253.440 11j1
Bacana, so faltou dizer onde encontrar a tabela de Giclagem, sugiro esta:
http://gicle.ilax.com.br
gostei muito,é completamente simples É otimo
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